AMD Ryzen 7 x Intel Core I7 Extreme Quem leva a Melhor

A AMD lançou seu mais novo processador de 8 núcleos com 20MB de cache L2 intitulado Amd Ryzen 7 que veio para bater de frente com o processador top de linha da Intel Batizado de Core i7 Extreme, neste comparativo você vai descobrir quem leva a melhor no quesito processamento de dados em altíssima velocidade.

Colocamos as CPUs em uma situação extrema: configuramos em qualidade Alta e resolução FullHD, uma qualidade que a Gigabyte GeForce GTX 1080 G1 Gaming “leva com um pé nas costas”, e rodamos benchmarks. Nessa situação de sub-uso da placa de vídeo, a pressão sobre a performance do processador sobe e muito.

É bom lembrar que estamos criando uma situação atípica ao sub-usar a GTX 1080, e é normal ela atingir pouco uso (na casa dos 50%, na maior parte do tempo). Em uma situação prática de uso, o gamer exploraria melhor a capacidade da GPU com resoluções mais altas e qualidades mais avançadas.

Games utilizados:

The Witcher 3 Wild Hunt (DX11)
Hitman (DX12)
GTA V (DX11)

CPUs testadas:

AMD Ryzen 7 1800X
AMD Ryzen 7 1700X
Intel Core i7-7700K
Intel Core i7-6800K
Intel Core i7-6900K


Depois de vários anos, a AMD finalmente lançou uma nova geração de processadores, baseados em uma microarquitetura completamente nova, chamada Zen, usando o novo soquete AM4. Os primeiros processadores baseados neste soquete chamam-se Ryzen 7 e são processadores topo de linha, e a AMD já anunciou as linha Ryzen 5 (intermediária) e Ryzen 3 (de entrada).

Os primeiros modelos lançados foram o Ryzen 7 1700, Ryzen 7 1700X e Ryzen 7 1800X, todos com oito núcleos e 16 threads (núcleos lógicos), graças à tecnologia SMT (Simultaneous Multi-Threading, equivalente à tecnologia Hyper-Threading da Intel), que simula dois núcleos lógicos em cada núcleo físico.

Os processadores Ryzen utilizam o novo soquete AM4 e são compatíveis com memórias DDR4. Desta forma, eles são totalmente incompatíveis com placas-mãe “antigas”, como as usadas com as linhas FX (que usam o soquete AM3+) e Série A (soquete FM2+) da AMD.

Embora o soquete AM4 suporte processadores com vídeo integrado, os processadores Ryzen não vêm com este recurso; a AMD promete futuros processadores com vídeo integrado para este soquete, mas provavelmente eles não utilizarão o nome Ryzen.

Os processadores Ryzen 7 são fabricados em processo de 14 nm “FinFET“. Estes processadores são construídos a partir de blocos de quatro núcleos. Cada núcleo tem 128 kiB de cache L1 e 512 kiB de cache L2, e há um cache L3 de 8 MiB compartilhado para cada bloco de quatro núcleos.

Assim, o Ryzen 7 1700 é composto de dois destes blocos, totalizando 4 MiB de cache L2 (512 kiB por núcleo) e 16 MiB de cache L3 (8 MiB para cada bloco). Com isso, a AMD divulga que o processador tem 20 MiB de cache.

Os processadores Ryzen têm multiplicador de clock desbloqueado, o que permite que o usuário que esteja buscando um overclock modifique o clock apenas mudando o multiplicador no setup da placa-mãe, desde que ela utilize um dos chipset compatíveis com este recurso (B350 e X370).

Além disso, os processadores Ryzen têm um conjunto de recursos chamados pela AMD de “SenseMI“, onde o processador detecta e controla o clock (em passos de 25 MHz) de acordo com vários fatores.

Os processadores Ryzen 7 1700X e Ryzen 7 1800X são vendidos sem cooler, mas o Ryzen 7 1700 vem com o cooler batizado de “Wraith Spire”. O padrão de cooler utilizado pelo soquete AM4 tem semelhança com os soquetes anteriores no que diz respeito ao “gancho” onde vai preso o clipe de fixação. Assim, coolers antigos que utilizam este gancho central (como o Wraith) são compatíveis com o soquete AM4. Porém, a furação da placa suporte no soquete AM4 é diferente, de forma que coolers que utilizem placa suporte própria ou que se fixem de alguma forma utilizando os furos da placa-mãe não vão servir, a menos que você possua um kit adaptador (alguns fabricantes de coolers estão enviando este kit gratuitamente aos proprietários de alguns modelos).

Fonte: Adrenaline

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *